Benefícios da Vitamina C

Aprovado por nossa equipe de farmacêuticos

Para nos mantermos saudáveis, precisamos comer uma dieta equilibrada que inclua muitas frutas e legumes. Isso porque frutas e vegetais contêm nutrientes importantes que nossos corpos não podem fazer por conta própria, incluindo vitamina C.

O que é vitamina C?

A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é um nutriente essencial que ajuda a manter nossa pele, ossos e dentes saudáveis.

Não podemos fazer vitamina C em nossos corpos, então precisamos ter certeza de que faz parte da nossa dieta diária. A boa notícia é que ele é encontrado em muitas frutas e vegetais diferentes. Você também pode consumir vitamina C na forma de suplementos – esta é uma boa opção se você tem uma dieta restrita que torna difícil para você obter vitamina C suficiente.

Tenha em mente que você não deve tomar suplementos como um substituto para uma dieta variada, equilibrada ou um estilo de vida saudável.

O que a vitamina C faz?

Vitamina C ajuda a fazer uma substância chamada colágeno. Nossos corpos usam colágeno para manter e reparar a pele, ossos, cartilagem, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos e dentes. Também é essencial para ajudar as feridas a curar e apoiar nossos sistemas imunológicos.

Quando não temos vitamina C suficiente através de nossa comida, nossos corpos não são capazes de produzir colágeno suficiente. Isso pode levar a uma condição chamada deficiência de escorbuto e vitamina C.

Quais são os benefícios da vitamina C?

Obter bastante vitamina C manterá seus níveis de energia, ajudará as feridas a cicatrizar mais rapidamente, e manter seus dentes e gengivas em bom estado. Também é bom para sua pele e cabelo.

Que alimentos contêm vitamina C?

Como mencionamos a vitamina C é encontrada em uma variedade de frutas e vegetais, é por isso que é importante obter o seu 5-por-dia.

Alimentos ricos em vitamina C incluem:

  • Laranjas, limões, limões, toranjas
  • Groselha, mirtilos, morangos, framboesas, cranberries
  • Melão
  • Kiwi
  • Brócolis, espinafre, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas
  • Pimentas verdes e vermelhas
  • Tomates
  • Batata

Cozinhar frutas ou legumes geralmente reduz o teor de vitamina C em cerca de um terço. Você pode achar mais fácil obter sua dose diária de vitamina C comendo frutas frescas, ou vegetais que não precisam ser cozidos. Se você está tentando obter sua dose diária de um vegetal verde que precisa cozinhar, tente vapor em vez de ferver.

A vitamina C também pode ser encontrada em alguns cereais fortificados do café da manhã, bem como produtos de origem animal, incluindo leite fresco, peixe, fígado e rim. Comer uma dieta saudável e equilibrada deve significar que você tem toda a vitamina C que precisa.

De quanta vitamina C preciso todos os dias?

Adultos entre 19 e 64 anos devem tomar 40mg de vitamina C pordia. Para você ter uma ideia de quanto isso é, você deve ser capaz de obter toda a vitamina C que você precisa comendo uma pequena laranja ou 100g de morangos.

Se você não consegue o suficiente através de sua dieta e tem níveis particularmente baixos de sua vitamina C você pode tomar um suplemento como a Vitamina C GoNutri Tripla Ação – apenas certifique-se de que você não toma mais de 1.000mg por dia.

Mulheres grávidas precisam tomar um suplemento de vitamina C?

O NHS não recomenda que você tome um suplemento de vitamina C enquanto está grávida. Em vez disso, certifique-se de comer uma grande variedade de frutas e legumes. Isso deve ser suficiente para você obter sua mesada recomendada de vitamina C.

Quais são os efeitos colaterais de muita vitamina C?

Não é fácil "overdose" de vitamina C só pela sua dieta. No entanto, você pode acabar tomando muito se tomar suplementos de vitamina C todos os dias.
Tomar mais de 1.000mg de vitamina C por dia pode causar uma dor de estômago. Você também pode experimentar:

  • Dor de estômago
  • Diarreia
  • Flatulência
    Certifique-se de ler sempre o rótulo ao tomar suplementos e verificar as doses. Fale com um farmacêutico se você não tem certeza do que é certo para você.

O que é uma deficiência de vitamina C?

Uma deficiência de vitamina C acontece quando você não tem vitamina C suficiente na sua dieta. Se isso continuar por mais de três meses, é considerada uma deficiência grave – também conhecida como escorbuto. Escorbuto geralmente não leva a sérias complicações a longo prazo, mas pode causar sintomas desagradáveis, incluindo cansaço, gengivas sangrando, articulações doloridas e pele que se machuca facilmente.